Make your own free website on Tripod.com
SIMPATIAS CRIANÇA

PARA QUANDO NASCE UMA CRIANÇA

Uma criança, para os ciganos, simboliza a perpetuação, a renovação e a multiplicidade, pois jamais uma deve ser como a outra e a soma de todas elas é que dará o verdadeiro sentido dessa palavra tão simples no seu contexto, mas tão importante no seu significado final. Jamais uma criança cigana será tratada como se fosse mais uma, pois cada uma é diferente e em cada uma delas reside a esperança da chegada de um Rei que, para muitos, se concretizou com a chegada de Cristo. Embora o assunto possa ser polêmico, não existe discussão a respeito, pois cada cigano sabe que a sua opinião jamais será a única e definitiva. É cultural e aceito com naturalidade. Assim, quando nasce uma criança, quem a visita leva um presente útil e um presente simbólico, este representado numa fita que, em função de sua cor, de sua largura e de seu comprimento, jamais será igual a uma outra. Observação:

O conceito de presente útil reside no fato de que, ao recebê-lo, a criança pode começar a usá-lo imediatamente, sem a necessidade de maiores preocupações.

PARA UM FUTURO SEGURO

Segundo os ciganos, cada criança que nasce, tem o seu destino e isso não pode ser mudado mas, pelo contrário, incentivado, pois cada uma delas pode significar a solução que todos nós vimos procurando. Assim, a cada nascimento, a palavra-chave é a esperança de um novo tempo e de uma mudança. Mudança na qual os ciganos depositam toda a sua esperança. O dia da semana de cada criança que nasce é muito importante e deve ser celebrado de modo especial. Para isso, existe uma convenção para cada dia, coisa que deve ser seguida sem maiores preocupações, porque o que está em jogo é o futuro da criança e não de seus pais. Para isso, conforme o dia do nascimento, é providenciado um talismã de ouro, posto em seu pescoço pela madrinha, com um colar no mesmo metal. São os seguintes esses talismãs, conforme o dia do nascimento de cada criança: Se for do sexo masculino:

01 - uma flor

02 - uma âncora

03 - uma seta

04 - um machado

05 - um morcego

06 - uma abelha

07- um sino

08 - uma ave

09 - uma borboleta

10 - um castelo

11 - um gato

12 - uma espiga de trigo

13 - uma romã

14 - uma cornucópia

15 - uma concha

16 - uma lua crescente

17 - uma lua minguante

18 - uma lua nova

19 - uma lua cheia

20 - uma cruz

21 - uma coroa

22 - um cão

23 - uma pomba

24 - um dragão

25 - uma águia

26 - um olho

27 - um leque

28 - uma pena

29 - uma flor

30 - um sapo

31 - um gafanhoto

Se for do sexo feminino:

01 - uma mão

02 - um martelo

03 - um coração

04 - uma ferradura

05 - uma chave

06 - uma folha

07 - um cogumelo

08 - uma fênix

09 - um abacaxi

10 - um arco-íris

11 - um escaravelho

12 - uma serpente

13 - uma concha

14 - uma aranha

15 - uma espada

16 - uma lança

17 - um punhal

18 - um raio

19 - uma tocha

20 - uma tartaruga

21 - um abutre

22 - uma jóia

23 - um círculo

24 - um quadrado

25 - uma onda

26 - um copo

27 - um vaso

28 - uma caixa

29 - um sol

30 - uma lua crescente

31 - um pé

PARA SER UM LÍDER

A liderança entre os ciganos se processa naturalmente. Eleições e disputas pelo poder são coisas que valorizam sobremaneira, mas tudo isso ocorre sem orgulho próprio e sem vaidades, com a preocupação única de servir dentro das limitações de cada um. A gestação de uma criança é uma promessa de salvação de toda a humanidade e, como o cigano considera seu país o mundo todo, é fácil entender o motivo da importância data ao assunto. Cada criança futura é um líder salvador futuro. Essa esperança alimenta não apenas os ciganos, mas cada um de nós. Por isso, cada mês de gestação entre os ciganos tem uma importância especial. O ventre da mulher é considerado sagrado e deve ser protegido de forma especial para que o fruto nele contido seja especial. E isso deve ser feito das seguinte forma"

Primeiro mês: o ventre deve ser constantemente banhado com água ou substâncias naturais líquidas como a lama e o suco de diversas frutas como o coco e a cana-de-açúcar.

Segundo mês: este é o mês do fogo e além de manter o ventre exposto ao sol o máximo possível, à noite, antes de dormir, acender uma vela de cor diferente a cada dez dias.

Terceiro mês: o ar livre deve ser oferecido à criança em gestação e, para isso, a mãe deve se voltar na direção de cada um dos pontos cardeais, deixando que o vento que vem de lá deslize pelo seu ventre e envolva a criança que ela traz consigo.

Quarto mês: chegou o momento de pôr a criança em contato com a terra, já que a água tem sido seu elemento, mas será na terra em que ela concretizará sua missão. Uma das maneiras mais ternas é simplesmente se sentar e pôr terra no ventre, de forma que deslize na pele, ensinando a criança a o segredo da fertilidade.

Quinto mês: agora é preciso ensinar a lição da pedra ao seu filho ou a sua filha. Para isso, toda sorte de pedra, mineral, metal ou cristal que encontrar, encoste no seu ventre, um pouco abaixo do umbigo, deixando ali até que aqueça ligeiramente. É o bastante para que seu bebê aprenda a lição do mês.

Sexto mês: este é o mês especial da madeira, das plantas e dos vegetais em geral. Coloque contra seu ventre, um pouco à direita do umbigo, tudo que for vegetal, como flores, folhas, troncos, caules e raízes. Permita que a criança entre em contato com o mundo vegetal. Verá como existe uma semelhança muito grande entre uns criança e uma planta nesse momento.

Sétimo mês: é chegada a hora de você começar a purificar o seu corpo para receber a nova criatura que poderá ser aquela que vai redimir definitivamente a todos nós. Para tanto, habitue-se a amornar água numa panela de ferro, acrescentando um punhado de sal grosso para cada três litros de água.

Oitavo mês: é o momento da luz. Durante todo o mês, mantenha ao seu lado, à noite, quando for dormir, uma vela branca acesa. Ela será o farol que vai guiar seu filho ou sua filha ao seu destino no mundo.

Nono mês: tente ficar o máximo possível em contato com metais como o ouro, a prata, o cobre, o bronze e a platina. Ao mesmo tempo, tenha pedras, cristãos e jóias de todos os formatos e cores para friccionar levemente seu baixo ventre, ensinando sua criança a não se deslumbrar com o brilho que é a perdição do mundo.

PARA CRIANÇA GENIOSA

Há crianças que têm o gênio forte, muitas vezes mais forte até que o próprio gênio de seus pais. Se lhes for concedida muita liberdade ou se forem mimados demais, tornam-se teimosas, malcriadas, birrentas e desagradáveis. O importante é ensinar disciplina desde cedo, com firmeza e muito amor, pois se a criança perceber o ponto fraco e tomar as rédeas em suas mãos, dificilmente se poderá consertá-la depois. Como o importante é sempre prevenir, uma boa simpatia para controlar desde cedo esses reizinhos, para que não se transformem em pequenos tiranos, é a seguinte: Toda sexta-feira, durante treze semanas seguidas, o pai da criança deverá enxaguar os pés numa bacia de água. Em seguida, usar essa água para lavar apenas o alto da cabeça e a nuca da criança.

PARA FORTALECER A VONTADE

As crianças que caminham pela casa arrastando um cobertor, um pano ou um brinquedo podem estar criando um hábito difícil de ser tirado depois, mais ou menos como o problema da chupeta. Só que, ao se apegar ao hábito, ela está enfraquecendo sua vontade e isso fica bem visível a partir do momento em que ela não consegue fazer mais nada sem a presença de sua mascote. Quando precisa lavar o objeto, então, é aquele drama. Por isso, antes que a criança se apegue demais a alguma coisa assim, criando um problema futuro complicado para ser resolvido, trate de fazer uma simpatia preventiva, visando evitar esse tipo de incômodo para você e para a criança. Quando a criança dormir, pegue os objetos a que ela está se apegando e borrife-os com uma mistura de meio copo de água benta e meio copo de vinagre de vinho. Não precisa encharcar os objetos, apenas respingar o líquido sobre eles. Se puder iniciar a simpatia no primeiro dia da Lua Minguante, os resultados serão mais rápidos.

PARA FORTALECER O CARÁTER

Vivemos atualmente uma crise de valores muito grande, com a violência e a impunidade campeando soltas, o povo desassistido, enquanto os políticos perdem seu tempo legislando em causa própria. Basta olhar a quantidade das tais Medidas Provisórias que o Executivo lança todo mês para se perceber isso. São nossas crianças que podem garantir o nosso futuro e, por isso, precisamos criá-las não como oportunistas e impunes, mas como leais, honrados e de caráter. Caso contrário, estaremos perpetuando esse verdadeiro inferno. Para fortalecer o caráter, desviando a atenção das coisas fáceis da vida e incentivando o trabalho honesto e profícuo, durante toda a idade dos sete anos da criança, contada a partir do dia do aniversário até a véspera de completar oito anos, dê-lhe, antes de dormir, chá de alfafa adoçado com mel.

PARA SER BEM-HUMORADO

Não se pretende com esta simpatia criar filhos que vivam rindo ou contando piadas. O humor, aqui, tem o sentido de disposição de espírito ou força espiritual para não se abater diante das dificuldades nem sucumbir diante de qualquer ameaça. Pessoas assim têm feito muita falta ao nosso país, hoje em dia, pois todo esse abandono e esse estado de coisas seguramente foi por falta de empenho, de firmeza e de amor Para que seus filhos tenham esse bom humor e sejam ricos espiritualmente, deixe uma peça de ouro num copo de água, de um dia para o outro. Ao amanhecer, retire essa jóia, coloque uma colher de mel e dissolva bem. A criança deverá tomá-la em jejum. A simpatia deverá ser feita a partir dos três anos e deverá durar três meses exatos.

PARA TER VISÃO

Esta simpatia não pretende tomar o lugar dos nossos queridos oftalmologistas, evitando qualquer problema nos olhos de nossas crianças, mas ir mais além. Essa visão a que se refere a simpatia é a de poder ver longe, diante, no futuro, e não ficar preso às coisas do passado. Ter visão é deixar de ser indeciso para tomar sempre a iniciativa. É não esperar as coisas acontecerem, mas fazer com que as coisas aconteçam. Assim devem ser as crianças, no futuro. Por isso a importância desta simpatia, para ser feita toda terceira noite de Lua Cheia. Deixe do lado de fora de sua casa, sobre um espelho, um copo de água, coberto por um pano branco limpo. No dia seguinte, pela manhã, quando a criança acordar, limpe os olhos dela com essa água, usando um algodãozinho. O restante da água deverá ser usado para lavar o alto da cabeça, o peito e a barriga. Repetir a simpatia todo mês, até a criança completar três anos.

PARA PROGRESSO MATERIAL

Nenhum pai, em sã consciência, desejaria ou envidaria esforços para que seu filho fosse pobre no futuro. Ao invés disso, faz todos os sacrifícios possíveis e impossíveis para que esse filho tenha condições de ter uma profissão e um nível de renda satisfatório no futuro. Os ciganos comungam com o mesmo pensamento, pois a prosperidade dos filhos é a garantia dos pais. Uma das simpatias mais sérias feitas pelos pais, é a seguinte: No dia do sétimo aniversário da criança, seus pais lhes presenteiam com as Sete Dádivas Preciosas, que são: o anel, o cinto, a moeda, o colar, um instrumento musical, o lenço e um punhal para o garoto ou uma pulseira para a mulher. Esses sete símbolos são os talismãs que lhes trarão prosperidade e progresso material.

PARA TER FIRMEZA

A indecisão, em qualquer pessoa, é um defeito grave, pois acaba tornando-a uma pessoa não confiável e insegura, afastando de seu convívio as pessoas que precisam sentir um pouco de firmeza de caráter para confiar em alguém. Infelizmente, a educação moderna tem apresentado algumas falhas, principalmente no excesso de liberdade, que cria uma independência limitada a certos atos que a pessoa pode fazer acompanhada, com a turma, com os amiguinhos, mas nada que seja edificante e que a ajude a construir sua vida solidamente. Sozinha, a pessoa é nula, como se não existisse, pois não consegue fazer nada sem o empurrão e aprovação do seu grupo. O nosso país só vai mudar com homens decididos e seguros comandando. E cabe aos pais providenciar isso. Além de uma educação esmerada e firme, uma boa simpatia pode resolver. Quando a criança completar um ano, coloque dentro de seu travesseiro fotografias dos seus avós maternos e paternos. Manter ali dentro, até que a criança complete um ano e três meses. Quando isso acontecer, retirar a foto e colocar numa moldura, atrás da foto da criança.

PARA SABER TRATAR AS PESSOAS

As pessoas andam muito estúpidas umas com as outras. O estresse, o nervosismo, os problemas individuais, a crise financeira, as questões amorosas, tudo isso junto e mais algumas outras coisas acabam levando-as a isso. Nós, ciganos, porém, acreditamos que existe uma coisa chamada respeito, que você merece receber e tem a obrigação de dar. Ser gentil e educado pode significar a diferença entre ser tratado com gentileza ou com grossura, pois as pessoas acabam refletindo o nosso estado de espírito e a nossa maneira de ser. Para que seus filhos cresçam dando-se ao respeito, respeitando e tratando todos com gentileza, além da educação dada em casa, faça-lhes a seguinte simpatia: Uma vez por ano, no aniversário de cada um deles, pegue grama orvalhada e coloque nos sapatos deles, antes que eles se levantem. Em jejum eles devem vestir os sapatos e ir até uma janela do lado do nascente e saudar o dia, rezando um Pai Nosso.

PARA ANDAR NOS CAMINHOS DA JUSTIÇA

Logicamente nenhum pai desejaria ser pai de um bandido. Criar seus filhos na lei de Deus e na lei dos homens é o desejo e a obrigação de cada um que resolver assumir os ônus da paternidade. Só isso e um pouco de vergonha já bastariam para eliminar das nossa ruas milhares de crianças abandonadas. Seu filho será o que você permitir que ele seja. Se deixar e contribuir para isso, ele será um bandido. Se você não quiser e perseverar, ele pode ser um cientista famoso, salvando vidas. Pense nisso, enquanto faz uma simpatia para que seus filhos caminhem sempre nas veredas da justiça. Tenha em casa uma Bíblia Sagrada, mantendo-a num suporte de madeira, com uma vela branca ao lado, aberta no Livro dos Salmos de Davi, no Salmo 23. Toda noite, antes de ir dormir, acenda a vela, reze em voz baixa o Salmo 23, pedindo por seus filhos, depois apague a vela. Repita até sentir que eles estão encaminhados na vida.

PARA SONO TRANQÜILO

Quando uma criança passa a não dormir tranqüila durante à noite, afirmam os ciganos que é Beng, manifestando sua vontade e ameaçando-a. Normalmente ele procura uma criança, que é o ser mais inocente e desprotegido existente. Para combatê-lo, a simpatia mais comum é pegar um cálice ou uma taça de prata com água e colocá-la sob o berço ou a cama da criança, assim que ela for dormir. No dia seguinte, jogar essa água fora e lavar o cálice ou taça em água corrente, deixando secar ao sol. Repetir por sete dias. Observação: se além da intranqüilidade a criança acordar à noite gritando ou chorando, colocar a vasilha de prata sob a cama ou berço e em seguida pôr dentro uma brasa viva. Repetir durante os sete dias.

PARA SE SAIR BEM NA ESCOLA

A cada dia, mais e mais jovens ciganos estão se dedicando aos estudos e procurando ampliar seus horizontes profissionais. Muitos pais, com visão de futuro, estão estimulando esse tipo de atitude e até apoiando, com simpatias como esta, que visam dar a eles todas as chances necessárias para obterem sucesso. No primeiro dia letivo de seus filhos, a cada ano, as mães ciganas escrevem o nome do filho numa vela azul, depois a acendem, sobre uma Bíblia.

PARA MICÇÃO NOTURNA

Até que as crianças aprendam a controlar totalmente as funções da bexiga, este pode ser um problema constante, principalmente se a criança desenvolve assaduras com facilidade ou já passou da idade de usar fraldas. Para isso, usam uma simpatia muito simples. É só estender sob o lenço da cama ou do berço da criança, uma calça comprida usada do pai dela. Se nas primeiras vezes a criança urinar, no dia seguinte a peça deve ser lavada, secada ao sol e posta de novo no lugar. Insistir até a criança passar sete dias completos sem urinar na cama.

PARA CIÚMES ENTRE IRMÃOS

Embora possa não ser evidenciado, os filhos sentem ciúmes dos pais, principalmente se estes demonstram preferência por um deles, coisa que deve ser vigiada para que não aconteça. Mesmo assim, o ciúme vai existir e deve ser combatido com uma simpatia muito simples até, mas de grande eficiência. Numa sexta-feira de Lua Cheia, escreva o nome deles numa só folha de papel, depois enrole e amarre no meio com uma fita branca. Esse canudinho deverá ser amarrado depois ao tronco de um galho fino e flexível, podendo ser taquara, bambu ou salgueiro. Nada comentar com eles.

PARA COMBATER MANIAS INFANTIS

As crianças muitas vezes desenvolvem certas manias que são difíceis de serem eliminadas, à medida em que elas vão crescendo. Entre elas, está a de se apegar a um objeto em especial, levando-o para toda parte, como se fosse um bichinho de estimação. Normalmente isso passa logo, mas se persistir, deve ser desestimulado e, para isso, nada como usar uma simpatia, que fará isso sem traumas e sem maiores complicações. Quando a criança dormir, amarre uma fita amarela no dedão do seu pé esquerdo. Se ela tirar durante o sono, insista. Repita até que ela tenha se esquecido de sua mania.

PARA AUMENTAR AS DEFESAS ESPIRITUAIS

Os ciganos que vieram da Europa, principalmente, trouxeram algumas lendas que até hoje existem entre nós. Uma delas fala das crianças não batizadas, ameaçadas pelos lobisomens, nas noites de lua cheia. Por isso, qualquer família cigana, tão logo nasça um novo membro, cuidam não apenas de realizar o batizado ritual, mas de reforçar suas defesas espirituais. Uma simpatia muito utilizada é a seguinte: na primeira noite de Lua Cheia após o nascimento da criança, três taças devem ser preparadas. A primeira, de ouro, deverá conter leite materno. A segunda, de prata, leite de uma jumenta. A terceira, de estanho, leite de uma cabra. Às nove horas em ponto, a criança deverá tomar pelo menos uma gota de cada um desses recipientes, na ordem em que foram apresentados acima. Após isso, com a mão esquerda na testa e a direita no peito da criança, a mãe deverá rezar em voz alta o Pai Nosso.

PARA DOR NA BARRIGA

É praticamente impossível controlar a alimentação de uma criança, principalmente quando ela é criada em liberdade. Há muitas frutas que são comidas verdes e muita mistura de alimentos às vezes incompatíveis um com o outro, o que resulta em freqüentes dores na barriga. Como não se deve aplicar medicamentos indiscriminadamente, sem um diagnóstico correto, que deverá ser feito por um médico, nos casos em que a criança reclamar de dor na barriga, preparar um chá de poejo, adoçar com mel e fazê-la beber uma xícara. Aplicar também compressas de água fervida com alho, usando, para isso, um lenço vermelho ou uma toalha dessa mesma cor.

PARA A INSEGURANÇA

A criança deve ser estimulada a não ter medo de coisas tolas, como escuridão e barulhos inesperados. Reforçando-se a sua segurança, com certeza se terá um adulto equilibrado no futuro. Às primeiras manifestações de insegurança ou de medo, fazer uma simpatia para combater isso, que resolverá prontamente esse problema. Plante, num vaso de barro ou cerâmica, uma muda de espada-de-são-jorge e uma de comigo-ninguém-pode. Durante o dia, deixe-a num local adequado para o desenvolvimento da planta. À noite, porém, coloque-a ao lado da cabeceira da cama ou do berço da criança. Repita isso por trinta dias seguidos. Se eventualmente uma ou ambas as plantas secarem, refaça imediatamente a simpatia.

PARA A SAÚDE

A vida ao ar livre, movimentada e alegre sempre foi muito preciosa para nós ciganos, porque é um meio saudável de se criar filhos. Nas grandes cidades, isso não tem sido possível mais, pois sofremos os mesmos problemas de segurança e de violência que assolam a população como um todo. Aquela liberdade perdida se reflete na saúde das crianças. Por isso, a cada dia mais usamos a seguinte simpatia: Para cada uma das crianças que dormem num mesmo aposento, plantar um vaso grande, com pelo menos três tipos diferentes de plantas, sendo uma frutífera, uma flor e a outra, madeira de lei. Orientar cada criança para que cuide diariamente de seu vaso.

PARA CRIANÇAS MUITO ATIVAS

Entre os ciganos também existem aquelas crianças muito ativas, que não ficam quietas um segundo e precisam estar em constante movimento, quase enlouquecendo os pais, que precisam vigiá-la atentamente e estar a todo momento correndo atrás delas. Alguns, porém, preferem usar uma simpatia antiga e natural para mantê-las mais calmas. Pela manhã, após o almoço e o jantar, dê à criança um refresco feito com chá de casca de mexerica ou bergamota. Adoce com mel ou com açúcar cristal.

PARA CRIANÇA MANHOSA

Toda mãe percebe logo quando a criança esta fazendo manha ou quando tem realmente algum problema. Só que, muitas vezes, a manhã é sinal de um problema que pode passar despercebido, se a mão não estiver atenta. Para que isso não aconteça, sempre que dar banho em seu filhinho ou filhinha, comece com o alto da cabeça, descendo para a nuca. Depois lave o rosto e o resto do corpo. Jamais começa o banho pelas pernas ou pelos pés.

PARA OLHOS DE ÁGUIA

Os ciganos sempre se vangloriaram de seus olhos de água, capazes de reconhecer a raça de um animal ao longe ou as cores de uma roupa à distância. Parte é genético, parte é fruto de uma tradição antiga, cujos resultados ainda hoje são visíveis, já que muito poucos ciganos usam óculos. Para ter essa visão, os pais costumam fazer uma simpatia muito simples com a criança, nos primeiros sete dias de vida. Lavam seus olhos, pela manhã, com água mineral, posta numa taça de ouro, juntamente com pétalas de rosas brancas.

PARA SER DE OPINIÃO

A honra e a palavra de um cigano são preciosas para ele. Em suas relações com os gadjos esses conceitos podem até ganhar um outro significado, mas entre os membros da raça, isso é defendido vigorosamente como um costume sempre preservado. Para incutir isso nas crianças, desde a mais tenra idade, uma simpatia é feita, num ritual simples, mas de grande valor simbólico. Quando a criança completa sete anos, sete buracos são abertos ao redor do acampamento e sete sementes de árvores são plantadas por ela e pelo pai. Na falta do pai, um tio ou uma pessoa mais velha faz esse papel.

PARA DEFESAS ESPIRITUAIS

Acreditamos que, durante o sono, as pessoas ficam fragilizados. É o momento em que os Anjos da Guarda têm mais trabalho, pois a vigília e as defesas diminui, exigindo deles toda atenção. As crianças são seres visados pelo mal, de um modo geral, que busca retirar delas a inocência que as torna tão puras e tão dignas da atenção e do carinho dos seus Anjos. Durante o sono, o mal procura distrair a atenção dos protetores e dos guias das crianças, para poder se instalar. Se você quer fortalecer as defesas espirituais de seus filhos ou das crianças sob sua guarda, faça a seguinte simpatia: Quando elas adormecerem, coloque um punhal de prata sob o colchão, no lado da cabeceira, com a ponta voltada para os pés da cama. Só o retire dali quando a criança acordar. Caso a criança acorde no meio da noite, assustada e chorando, inverta a posição da lâmina do punhal.

PARA TER SORTE

Além de saúde, educação, carinho, cuidados, alimentação, roupas e tantas outras coisas mais, toda criança precisa ser agraciada com a sorte. Sem isso, seu futuro todo fica comprometido, pois repousa no que ela fizer ou receber no presente. Os ciganos tomam providências nesse sentido logo após o nascimento de seus filhos, valendo-se de algumas simpatias tão antigas quanto a nossa própria origem. Essa é uma das mais usadas e é feita assim que a criança começa a andar. Quando for preparar qualquer coisa que exija ovos, não jogue as cascas fora. Lave-as e coloque-as ao sol, até juntar uma dúzia delas. Quando isso acontecer, alinhe-as no chão, com as partes arredondadas para cima, formando um caminho. Fazer a criança caminhar, pisando essas cascas.

PARA A CORAGEM

Nosso povo sobreviveu ao longo de tantos séculos, enfrentando toda sorte de adversidades, principalmente por causa da coragem de seus filhos. Temos muito orgulho disso e procuramos desenvolver essa coragem em nossas crianças. Não a coragem impulsiva, mas aquela que se preocupa com a defesa dos verdadeiros valores. O discernimento é parte do aprendizado da coragem, pois é preciso saber quando lutar. Procuramos incutir isso através das lições, dos exemplos e das simpatias: A partir dos sete anos, toda criança cigana recebe, no dia do seu aniversário, uma moeda com a data do seu nascimento, para ser usada como pingente num colar. Essa moeda foi adquirida e usada pelo pai dela até a data em que é repassada à criança. Algumas vezes, é a mãe que utiliza essa moeda, presa normalmente ao lenço que leva na cabeça.

PARA TER TRANQÜILIDADE

Afirmam alguns que os ciganos são um povo muito folgado, que não se preocupa muito com a vida, que está mais preocupado em fazer amor, comer, beber, tocar e dançar. O ângulo de visão é correto, mas a interpretação deixa a desejar. Não somos folgados: somos tranqüilos. Se durante o dia trabalhamos, concedemo-nos o direito de repousar e divertir à noite. Alguns preferem se sentar diante de um televisor. Outros preferem ouvir música e dançar. Quem é o mais folgado? Para que as nossas crianças também aprendam essa nossa filosofia de vida, costumamos fazer a seguinte simpatia: Logo após o nascimento, o pai grava no tronco de sete árvores jovens o nome da criança.

PARA SE APEGAR ÀS TRADIÇÕES

Um povo sem passado é um bando sem história, sem tradições, sem ligação alguma com nada. Para o povo cigano, essa foi sempre a grande dificuldade: conviver com os outros povos, fazer parte de suas histórias, sem perder a própria identidade. Isso tem sido conseguido pelo tipo de educação dada às crianças. As mudanças vertiginosas verificadas neste século tem causa preocupações em nosso meio. Por esse motivo, mais do que nunca, as antigas simpatias têm sido usadas para manter esse apego às tradições, como forma de conservar a identidade e a história de nossa ente. Esta é uma delas: Logo após o nascimento, pegue uma fita vermelha, escreva o nome da criança nela, depois pendure na parte mais alta do lado de fora de sua casa, onde fique ao sabor do vento. Observação: ciganos que estão deixando a tradição de peregrinos e se fixando, costumam usar uma variação recente dessa simpatia. A fita fica dependurada no ponto mais alto da casa, até que o umbigo da criança caia. Quando isso acontece, é embrulhado num lenço branco, amarrado com essa fita e enterrado sob uma das janelas da casa.

PARA SER FORTE

Desenvolver a força numa criança não significa apenas torná-la forte fisicamente, mas preparar seu caráter e sua coragem para enfrentar as batalhas da vida. O mundo hoje é tão ou mais competitivo do que era antigamente. Quem não estiver devidamente orientado para ele, poderá sucumbir diante dos percalços. Para fortalecer uma criança, tanto física, quanto mental e espiritualmente, usa-se uma simpatia simples entre os ciganos. Toda alimentação dada à criança deve ser preparada em vasilhas de cobre. Assim que ele deixa a amamentação natural, passa a comer papinhas feitas com a comida dos adultos. Nessa fase, evitamos dar às crianças qualquer alimento preparado com patas de animais.

PARA SER INTELIGENTE

Ser inteligente, entre os ciganos, não tem nada a ver com saber enganar os gadjos, conforme muita gente acredita. Ser inteligente é saber utilizar suas qualidades em benefício próprio e de sua gente, sem, com isso, enganar ou lesar os outros. Para quem não sabe, os ciganos são muito éticos e honestos em seus negócios, simplesmente porque os negócios são o seu meio de vida. Se realmente agissem da forma como é apregoada, ou estariam todos presos ou todo mundo teria parado de negociar com eles há séculos. Uma simpatia muito simples pode garantir isso para as crianças: dar a ela um nome bíblico e lhe contar sempre a passagem de onde o nome foi retirado.

PARA TER BENS

O cigano se prepara desde pequeno para garantir seu futuro, pois não deseja que os filhos se preocupem com isso na sua velhice. Não o fazem por orgulho, mas porque desejam preservar a liberdade dos filhos, que não devem ficar presos a qualquer tipo de compromisso dessa natureza, devendo aproveitar sua liberdade. Para isso, fazem a seguinte simpatia, na véspera dos sete primeiros aniversários da criança. Nesse dia, quando a criança for dormir, os pais deverão pôr, sob seu travesseiro, uma moeda ou uma peça de ouro no primeiro aniversário, dois no segundo, três no terceiro e assim por diante. Esse pequeno tesouro, ao fim dos sete anos, ficará sob a guarda do pai, que constantemente mostrará para o filho, aconselhando-o e desafiando-o a aumentar a quantidade ali existente. Observação: quando realizam pequenos serviços na tribo ou fora dela, recebendo algum pagamento por isso, as crianças são instruídas desde cedo a gastar o mínimo possível desse dinheiro, guardando-o na sua arca de tesouro.

PARA SER GENTIL COM AS MULHERES

Os ciganos têm fama de serem muito galantes com as mulheres e isso é resultado da educação cuidadosa que recebem, nesse sentido. Ser gentil com as mulheres começa a ser ensinado nos lares, com o respeito à mãe e às irmãs, depois na tribo, com o tratamento cordial a todas as mulheres. O machismo ou a grosseria são desestimulados com simpatias normalmente feitas pela mãe, a quem cabe, na educação das crianças, esse tipo de ensinamento. Para tanto, ela usa só um tipo de perfume o tempo todo e o mesmo acontece com as irmãs das crianças. Os travesseiros dos berços e caminhas são enxaguados com algumas gotas de perfume, postas na última água.

PARA MANTER OS NEGÓCIOS DO PAI

A tradição familiar e um assunto muito importante para os ciganos. Mantê-la é, via de regra, tarefa a ser realizada pelo filho mais velho, que é preparado desde criança para essa tarefa. Isso não é uma regra fixa, pois se um dos filhos mais novos manifestar maior inclinação que o filho mais velho e este abrir mão de seu direito, a tarefa é passada de um para outro. Para que o filho mais velho se interesse, porém, é feita uma simpatia, logo após o nascimento. Durante sete dias, à noite, na cabeceira de seu berço ou de sua cama ficara dependurada uma peça de roupa que o pai tenha usado no trabalho naquele dia.

PARA NÃO SER TOLO

Os ciganos detestam serem passados para trás num negócio, serem usados, serem enganados ou enfrentar qualquer tipo de decepção nos negócios que realizam. Por isso procuram ser honestos e éticos, para não causar aos outros o que não desejam para si. Toda criança, quando começa a se interessar pelos negócios do pai ou por uma atividade qualquer é incentivada. Ao mesmo tempo, seus pais tratam de lhe fazer uma simpatia que impeça que seja enganado, decepcionando-se. É simples e você pode fazer também para suas crianças. Quando elas começarem a se interessar pelos negócios, compre um abacaxi maduro, corte-o em partes mais ou menos iguais e mande-o distribuir para os amigos, dando um pedaço para cada um. Faça isso num período de Lua Crescente ou Cheia.

PARA SER TRABALHADOR

Para os ciganos, o trabalho é fator de orgulho e de realização pessoa. Não admitimos uma pessoa que viva às custas das família, quando tem saúde e aptidão para o trabalho. É claro que muita gente gostaria de não ter de encarar responsabilidades e ser sustentado. Como não recomendamos isso para ninguém, pois a ociosidade é a oficina do diabo, lançamos mão de uma simpatia para torcer o pepino logo cedo. Na véspera do dia em que a criança completará sete anos, assim que ela adormecer, escrever o nome dela, debaixo da caminha, usando, para isso, sal grosso. Ao redor, fazer um círculo com pimenta-do-reino moída. No dia seguinte, antes do sol surgir e antes que a criança acorde, varrer debaixo da cama com uma vassoura de cerdas naturais.

PARA SER UM ESPORTISTA

Esta simpatia é uma variação de uma antiga simpatia feita para que uma criança aprendesse dançar logo cedo. Hoje em dia, como os esportes estão se tornando uma verdadeira profissão, a simpatia foi sendo adaptada e muitos pais já nos relataram que a utilizaram com sucesso. Seja qual for a aptidão esportiva demonstrada por seu filho ou sua filha, nada como ajudar nisso, com a simpatia adequada, não se esquecendo que, nesses assuntos, a dedicação e a força de vontade serão exigidas para que futuramente essa criança venha a se destacar em algum esporte. Para a simpatia, basta que você borde ou pinte um coração vermelho, nas pontas dos lençóis e no meio das fronhas dos jogos de cama usados pela criança.

PARA TER UM SORRISO CATIVANTE

Uma criança que sabe sorrir ou que tem um sorriso especial, consegue se destacar das demais pela sua simpatia e pela imagem de alegria e carinho que transmitem. Para as crianças, isso é muito importante para que ela esteja constantemente recebendo energias positivas, decisivas na formação de sua personalidade. Caso você deseje para sua criança um sorriso cativante e sempre alegre, comece cedo com uma simpatia muito simples. Antes de amamentá-la, lave bem os bicos dos seios, esfregue um pouquinho de sal de cozinha, depois volte a lavar. Só depois disso é que deverá amamentar a criança.

PARA PROBLEMAS COM OS OLHOS

As crianças, pela sua própria maneira de ser e por não terem ainda assimilado totalmente os hábitos de higiene, com freqüência sofrem de infecções nos olhos. À medida que vão crescendo e tomando consciência, esse problema diminui, mas até lá, além de zelar por ela, nada como fazer uma simpatia para ajudar. Pelo menos uma vez por mês, num dia ímpar e de Lua Cheia, deixe um espelho durante a noite, ao relento. No dia seguinte, passe um pedaço de algodão na superfície dele, colocando esse algodão para numa vasilha com água fervente. Deixar ferver por cinco minutos, depois usar essa água para lavar os olhos da criança, assim que ela acordar. Uma variação recomenda que seja fervido, junto com o algodão, algumas folhas de erva-de-santa-luzia.

PARA TOSSE NOTURNA

As crianças ciganas têm muita liberdade para correr, brincar e se divertir, nas suas horas de folga. Após muita gritaria, um pouco de umidade ou de poeira e temos uma noite terrível para os pais, com aquela tosse noturna persistente. Nessas ocasiões, lançamos mão de uma simpatia muito simples e fácil de ser feita. Basta pegar uma vasilha de cobre e pôr dois ou três litros de água para ferver. Quando ferver, rasgue folhas de laranjeira, eucalipto e um pedaço de casca de canela. Tampe, abaixe o fogo e deixe por mais três minutos. Após isso, levar a panela para o aposento onde está a criança e nebulizando-o. Para isso, feche a porta e a janela e deixe o vapor de água aromatizado perfumar o local.

PARA CRIANÇA REBELDE

Mão vamos afirmar que as crianças ciganas são modelos de obediência e carinho, pois essa rebeldia parece ser uma característica de toda criança e surge em determinados períodos de sua vida, quando ela procura testar a autoridade dos pais ou interiormente está tendo algum tipo de problema. Em qualquer um dos casos, no entanto, ao invés de castigos e aborrecimentos, utilizamos uma simpatia realmente poderosa, para ser feita na primeira noite de Lua Minguante, assim que o sol se pôr. É muito fácil. Faça um pouco de massa doce, como se fosse para bolo, pão, ou bolinho. Amasse-a bem, formando um disco do tamanho do fundo de um prato. Antes de levar para assar, com a ponta de uma varinha qualquer, escreva o nome da criança no centro do disco. Quando a massa estiver assada, espere até que esfrie, depois pique-a em pedacinhos e deixe num prato, do lado de fora da casa, onde os passarinhos possam comer pela manhã. Pegue a varinha usada para riscar o nome da criança no disco e coloque-a sob o travesseiro dela, quando ela dormir. No dia seguinte, enterre-a num jardim.

PARA TOMAR BANHO SEM RECLAMAR

Crianças em geral parecem ter um problema particular com a água, sejam ciganas ou filhas dos gadjos. Fazê-las tomar um banho decente é uma tarefa muito difícil, em alguns casos. Isso precisa ser reforçado com insistência, pois a higiene é um dos aspectos mais importantes para a saúde de qualquer pessoa. Quanto às crianças, para que no futuro elas não tenham aversão, ainda que temporária, pela água, nada como uma simpatia muito fácil e muito forte. Nos sete primeiros banhos que a mãe der em sua criança, após o nascimento, antes de pô-la na banheirinha, a mãe deverá lavar os seios na água. Só depois banhar a criança.

PARA A ALIMENTAÇÃO

É interessante como as crianças desenvolvem o gosto por determinado alimentos e aversão por outros. Desde pequenas, no entanto, elas devem ser estimuladas a comer de tudo, principalmente frutas, verduras e legumes da estação. Em alguns casos isso é muito difícil e só com a ajuda de uma simpatia se poderá conseguir isso. Se estiver enfrentando esse tipo de problema, experimente a seguinte: Jamais dê à criança qualquer alimento novo ou desconhecido para ela nos períodos da Lua Minguante e da Lua Nova. Faça-o somente na Lua Cheia e na Lua Crescente e verá como a aceitação é total.

PARA AS ESPINHAS

Mal entram na adolescência e as crianças começam a enfrentar problemas com acne, espinhas e cravos. Como é um período muito delicado para elas, isso pode acabar se transformando numa tragédia, se ela não for orientada para isso. Um cuidado higiênico deve ser ensinado a elas, logo que atingem a puberdade. Pelo menos uma vez por semana, antes de ir dormir, lavar o rosto com água morna, depois friccionar a pele com pepino ralado. Em seguida, lavar de novo, usando um sabonete neutro dessa vez, enxaguando em seguida com água fria.

PARA DOENÇAS INEXPLICÁVEIS

Há determinadas doenças que afetam as crianças que são difíceis de serem identificadas, e as mães, de um modo geral, dizem que as crianças estão dengosas. Ficam choronas e sensíveis por algumas horas ou por um dia, e melhoram ou adoecem de vez. Os ciganos sabem o que é isso, embora seja um tanto difícil de explicar o que é. Em resumo, é um acúmulo de energias negativas, como o quebranto, o mau-olhado, a inveja e outros, que afetam o espírito da criança e, na continuação, seu corpo. Para isso, o melhor é estar sempre prevenido. Esta simpatia pode usar nisso. Quando a criança ficar assim, encontre um ninho de beija-flor abandonado, ferva-o com água numa panela de cobre. Quando levantar fervura, deixe por mais quinze minutos em fogo baixo. Espere amornar e lave apenas a cabeça da criança. Seque com uma toalha vermelha.

PARA O SONO

Quando uma criança não tem uma boa noite de sono, vai aborrecer muito durante o dia, sem contar que isso pode ser sintoma de algum mau-olhado ou de algum quebranto. Além disso, certamente ela acabará adormecendo durante o dia e perderá o sono novamente à noite. Se esse ciclo se estabelecer, os pais terão muitos problemas pela frente, pois a criança, quando troca os horários, se transforma visivelmente. Para que isso não ocorra, se perceber que ela não consegue adormecer, bata no liqüidificador algumas folhas de erva cidreira com água, depois coe e adoce, dando para a criança tomar.

Envie por e-mail

Seu e-mail:

Seu nome:

E-mail do destinatário:







Simpatias Cigana