RITUAIS CRIANÇA I...

     PARA NÃO CRESCER FUJONA

     Tem criança de desde cedo já demonstra uma natureza fujona. Na crise em que vivemos, o fugir de casa pela criança pode até ser uma necessidade de sobrevivência da parte dela, já que não encontra no lar o mínimo de condições para sobreviver. E isso é trágico, muito trágico! De qualquer forma, desde recém-nascido, é importante precaver-se em relação a isso.

     MATERIAIS

     Uma fita vermelha, estreita, de vinte e um centímetros.

     MODO DE FAZER

     No sétimo dia de vida da criança, na hora exata de seu nascimento, amarrar a fita vermelha no tornozelo direito do nenê, sem apertar, arrematando com um nó laçada. Deixar por sete dias.

     MODO DE USAR

     Terminado os sete dias, retirar a fita e amarrar no pé do bercinho da criança, no lado direito da cabeceira dele. Esquecer lá.

     PARA CRIANÇA ANDAR LOGO

     Para os pais e parentes, o momento do primeiro passinho da criança é memorável, assim como o da primeira palavra. Todos querem estar presentes para testemunhá-lo. Às vezes, no entanto, a criança cai nas primeiras tentativas se assusta, demorando, daí, para voltar a tentar andar. As rituais populares têm uma porção de fórmulas para combater isso, deixando a família toda feliz novamente.

     MATERIAIS

     Uma fita branca maior que a altura da criança

     Uma tesoura virgem

     MODO DE FAZER

     Para o ritual dar certo, é preciso da ajuda da madrinha da criança. Numa sexta-feira de lua cheia, a madrinha deve medir a criança com a fita e cortar o que sobrou. Nesse momento, ela deve encenar com a mãe da criança o seguinte diálogo, repetido por três vezes:

     Mãe : O que você corta?

     Madrinha: O medo de fulano(a).

     Feito isso, a madrinha deverá cortar a fita.

     MODO DE USAR

     A tesoura deverá ser mantida aberta sob o colchão do bercinho, do lado dos pés, com a fita enrolada em suas lâminas. Quando a criança der os primeiros passos, ela deve ser enterrada pela madrinha, de ponta para baixo, junto à raiz de uma árvore bem forte.

     PARA A CRIANÇA NÃO SE AFOGAR

     Às crianças têm uma facilidade enorme para se afogar, por isso as mães cuidadosas devem tomar todas as precauções, fazendo com que ela arrote após mamar e pondo-as no berço sempre de lado, para evitar que ela se afogue, caso vomitar. Além disso, as crianças, sem motivo aparente, afogam-se sem uma causa aparente. Os antigos diziam que era "afogamento com ar" e tinham sempre um bom ritual para isso.

     MATERIAIS

     Uma garrafa vazia

     Uma rolha

     Um vela branca

     Fósforo para acender a vela

     MODO DE FAZER

     Na primeira noite em que a criança for dormir em seu bercinho, a garrafa deverá ficar aberta, embaixo do berço, com a gargalo virado para cima, até o dia seguinte, quanto a criança acordar e chorar.

     MODO DE USAR

     Antes de atender a criança, a mãe deverá fechar a garrafa com a rolha, depois lacrar com pingos de vela. No decorrer do dia, enterrar a garrafa num jardim ou num gramado (esta parte deverá ser feita pelo pai da criança), com o gargalo para cima.

     PARA NÃO ANDAR COM MÁS COMPANHIAS

     Uma das maiores preocupações dos pais hoje em dia em manter seus filhos afastados das más companhias. Há bandidos e traficantes de todo tipo, espalhados por toda parte, esperando a oportunidade para corromper as crianças e levá-las pelo caminho do vício. A única prevenção é mantê-las longe das más companhias, que levam a esse tipo de coisa.

     MATERIAIS

     Uma fita branca, benzida no Domingo de Ramos, de 30 cm

     Um par de sapatinhos da criança

     Estátua do santo protetor da criança

     MODO DE FAZER

     No dia do primeiro aniversário da criança, a madrinha deverá estar presente. Ela irá amarrar um sapatinho em cada ponta da fita, depois passá-la três vezes ao redor de cada um dos pezinhos da criança. Feito isso, amarrar a fita no pé da estátua do santo protetor.

     MODO DE USAR

     A fita deverá ficar amarrada ali até quando a criança completar três anos. Só então será tirada e guardada, juntamente com os sapatinhos, como precaução, pela mãe. Se no futuro ela sentir que o filho anda com más companhias, ela deve pôr a fita sobre a estátua do santo protetor, de forma que os dois sapatinhos fiquem um de cada lado. Se a mãe faltar, a madrinha pode fazer isso.

     PARA FILHO(A) NÃO RENEGAR OS PAIS

     É terrível para um pai ou uma mãe que um filho que foi criado com tanto carinho e sacrifício, quando grande acabe, por um motivo qualquer, renegando os pais e deixando-os no abandono, quando eles mais precisam de ajuda. Infelizmente temos observado isso aumentar nos últimos tempos. Para não permitir que isso acontecesse, a sabedoria popular desenvolveu inúmeros rituais também, todas eficazes.

     MATERIAIS

     O primeiro par de sapatinhos usado pelo bebê

     O pé esquerdo de um chinelo velho da mãe

     O pé direito de um cinzelo velho do pai

     Um metro de fita da cor do sapatinho da criança

     MODO DE FAZER

     É um ritual simples e muito forte. Quando for tirado esse par de sapatinho, o pezinho direito deve ser posto dentro do chinelo que foi do pai e o esquerdo, no que foi da mãe. Os dois devem ser unidos com a fita, de forma que as solas fiquem para o lado de fora.

     MODO DE USAR

     Os dois chinelos devem ficar guardados num local acima da cabeça da criança, nos primeiros três anos de sua vida. A cada três meses, ele deve ser virado, de forma que uma sola fique para cima a cada período desses. No dia do aniversário dos três anos da criança, tudo isso deve ser enterrado junto num jardim ou junto ao tronco de uma árvore bem forte e bem alta.

     PARA GOSTAR DOS ESTUDOS

     Apesar das dificuldades que nossas crianças mais carentes têm de estudar, não resta a menor dúvida que o estudo é a única maneira de sair do círculo-vicioso de pobreza e miséria que atinge a maioria delas em nosso pais. Assim, os pais devem envidar todos os esforços e não medir sacrifícios para dar aos filhos estudo e chance de uma profissão digna. Para isso, é importante que as crianças correspondam, gostando de estudar. E é fácil conseguir isso. São inúmeras os rituais mágicos, revelando a preocupação do povo com o assunto.

     MATERIAIS

     Uma fotografia da criança, quando ela completar três anos

     Uma Bíblia

     Uma fita branca (um metro)

     MODO DE FAZER

     No dia em que a criança completar seus três anos, o pai deverá tirar a fotografia dela e, depois de revelada (e isso tem que acontecer antes de decorridos sete dias da data do aniversário), pegar a foto e pôr dentro da Bíblia, em Reis 3.3 (Salomão pede a Deus sabedoria).

     MODO DE USAR

     Pelo menos uma vez por mês, de preferência no dia correspondente ao nascimento da criança, a mãe deverá ler esse trecho da Bíblia para o filho, depois que ele adormecer. Este ritual deverá continuar até a criança completar sete anos, quando, então, já saberá ler. No dia do aniversário de sete anos dela, o pai deverá pedir que a criança leia para a mãe o trecho citado da Bíblia.

     Observação: Há narrativas a respeito deste ritual arrepiam e fazem lágrimas virem aos nossos olhos, quando os pais tentem descrever sua emoção quando o filho lê, finalmente, o trecho da Bíblia usado no ritual.

     PARA CURAR TOSSE COMPRIDA

     A tosse comprida debilita demais a criança, fazendo-a perder até o fôlego. Suas crises vem sempre à noite, o que torna tudo mais difícil. Antigamente, nos lugares mais afastados, não havia tratamento, nem prevenção. Hoje qualquer mãe consciente vacina seus filhos, evitando o problema. Ocorre que nem sempre isto é possível, pelas mais diversas razoes, nas regiões mais carentes do país. As pessoas recorrem, então, a um antigo ritual.

     MATERIAIS

     Uma caneca de louça ou de barro

     Uma colher de açúcar cristal ou mascavo

     Leite de égua tirado na hora

     MODO DE FAZER

     Logo pela manhã, pegar a caneca de barro ou de louça, colocar a colher de açúcar cristal ou mascavo dentro, depois encher com leite de égua.

     MODO DE USAR

     O leite deve ser tomado na hora pela criança, ainda em jejum, devendo-se repetir o ritual por treze dias seguidos. Os registros afirmam que se trata de um santo remédio.

     Observação: A criança jamais deverá montar essa égua. Há diversos registros de um ritual semelhante, a ser feita anualmente, no final do outono, durante sete dias, iniciando na Lua Crescente, para fortalecer os pulmões da criança. Neste caso, o ritual agiria preventivamente.

     PARA TOSSE SECA

     Este ritual também é indicado para outros tipos de tosse, principalmente aquela tosse seca e incômoda que persiste continuamente. Deve ser feito no primeiro dia da lua minguante.

     MATERIAIS

     Uma panela de ferro com tampa

     Dois litros de água

     7 grãos de pimenta-do-reino

     7 cravos-da-índia

     7 lasquinhas de canela

     7 folhas de eucalipto

     Um prato branco

     MODO DE FAZER

     Ponha a água para ferver. Quando levantar fervura, despeje a pimenta, o cravo, a canela e as folhas de eucalipto, tampe e deixe por mais três minutos.

     MODO DE USAR

     Leve a panela para o quarto da criança, pondo-a sobre o prato e tirando a tampa, quando a criança já estiver na cama. Após isso, ela não deverá mais descobrir os pés.

     Observação: Este ritual já foi registrado com outros tipos de ingredientes, como sete folhas de hortelã ou sete dentes de alho. Há também uma variação que utiliza os elementos acima, só que numa quantidade de nove (nove grãos de pimenta, nove cravos, etc.), adoçado com mel e tomado morno na forma de chá, para pigarro seco de quem fuma.

     PARA O BEBÊ TER SAÚDE

     Se o bebê chora, a mãe fica nervosa e acha que pode ser alguma dor ou problema mais grave. Muitas vezes é apenas resultado da agitação ou pequenas dores musculares ou estomacais. Por isso, é sempre recomendável ter em casa ingredientes para rituais muito simples, mas de muita eficácia.

     MATERIAIS

     Camomila ou erva-cidreira para chá

     Mel ou açúcar mascavo

     Um bule de louça

     Filtro de papel, com jarra s suporte

     Mamadeira pequena

     Uma colher medida

     MODO DE FAZER

     Ferva a água na panela de ferro. No bule de louça, coloque uma colher medida de camomila ou erva-cidreira e tampe, deixando amornar. Coe no filtro de papel, adoce com mel ou levemente com açúcar mascavo e está pronto o chá.

     MODO DE USAR

     Se a criança está inquieta, dê-lhe um dos chazinhos acima, mas em pequenas porções, mantendo a mamadeira morna. Repita três vezes ao dia, até ela se acalmar.

     Observação: Jamais misture os dois chás no mesmo dia, mesmo que dados alternadamente. Prepare sempre a quantidade exata para uma dose. Com o tempo você pega prática, evitando ter de aquecer o chá já pronto.

     PARA ARREBENTAR O SARAMPO

     Se o seu filho não foi vacinado e agora está com sarampo, com sintomas de febre alta, olhos vermelhos, sem apetite, a solução é esperar que o sarampo arrebente. Caso a pele fique avermelhada e o sarampo não surja, faça o seguinte ritual, caso não possa levar a um médico, principalmente se o sarampo insistir em não arrebentar. Não se deve brincar com esta doença.

     MATERIAIS

     Folhas de sabugueiro

     Panela de ferro

     Um litro de água

     Bule de louça

     Conjunto de filtro de papel

     Uma colher

     Mel ou açúcar mascavo

     Uma toalha branca e água morna

     Uma colcha branca emprestada pela madrinha da criança

     MODO DE FAZER

     Ferva a água, ponha uma colher sabugueiro no bule e despeje a água fervente. Tampe e espere esfriar um pouco, coe e adoce.

     MODO DE USAR

     Se perceber que a pele está vermelha, mas o sarampo não rompe, dê o chá ainda quente para a criança tomar, pelo menos três vezes ao dia. Mantenha-a na cama, coberta com uma colcha branca, emprestada pela madrinha. Em três dias o sarampo terá rompido. Se após o primeiro dia, porém, perceber que não houve evolução nas manchinhas, reforça-se a indicação de que a criança seja levada a um médico, sob risco de contrair uma pneumonia, o que não é freqüente, mas pode ocorrer.

     Observação: Por três dias a criança não deverá tomar banho, mas apenas limpar-se com a toalha branca umedecida em água morna. Recomenda-se também uma alimentação baseada em suco de laranja, limão e frutas.

     PARA PROBLEMAS DE GARGANTA

     Este é um problema que constantemente afeta as crianças, principalmente no inverno. O uso freqüente de medicamentos antibióticos agridem o organismo e abrem as portas para outros problemas, principalmente para o fígado. Por isso como prevenção é sempre indicada o seguinte ritual.

     MATERIAIS

     Folhas frescas de erva-doce

     Mel ou açúcar mascavo

     Panela de ferro e bule de louça

     Filtro de papel e suporte

     Uma colher medida

     Água filtrada

     MODO DE FAZER

     Como em todas receitas de um bom chá, ferva a água na panela de ferro, coloque uma colher medida de folhas frescas picadas com a unha dentro do bule, despeje água para uma xícara de chá e tampe. Após 3 minutos, coe no filtro de papel e adoce.

     MODO DE USAR

     Dê uma xícara desse chá para a criança tomar todas as noites, antes de ir dormir. Isto a livrará de inflamações em sua garganta, além de melhorar o seu timbre de voz. Além de ser útil para os problemas de garganta, o chá de erva-doce também é um excelente tranqüilizante, proporcionando um sono profundo e reparador, sem qualquer efeito colateral.

     PARA DISENTERIA

     Este é um mal que, caso não tratado imediatamente, pode provocar a terrível desidratação nas crianças, que além de causar-lhes grande sofrimento, pode ser fatal. É o tipo de doença que requer tratamento imediato, caso ocorra. Para prevenir, use o seguinte ritual.

     MATERIAL

     Folhas frescas de goiaba

     Material para preparar chá (vide ritual anterior)

     MODO DE FAZER

     Preparar o chá conforme descrito no ritual acima.

     MODO DE USAR

Ao meio dia, todos os dias, dê três colheres de sopra desse chá amornado para a criança, mas nunca antes da mamadeira ou da papinha, somente após.

     DENTES --Toda mão sabe como é dolorido e incômodo para a criança, quando os primeiros dentes começam a nascer. A criança fica nervosa, as gengivas incham e doem. Ela se torna manhosa e inquieta e nada há que dê jeito nisso.

     A solução virá pela própria natureza, pois assim que os primeiros dentes rompem, esse problema acaba. No entanto, para que isso não se prolongue em seu bebê, causando-lhe sofrimento desnecessário, apele para a sabedoria popular.

     MATERIAIS

     Uma xícara de porcelana branca

     Água benta

     Uma fralda usada e limpa

     MODO DE FAZER

     Ponha a água benta na xícara e dê ao bebê logo nos primeiros incômodos que ele tiver por causa dos dentes. Faça-o beber três golinhos.

     MODO DE USAR

     Após a criança beber os três goles, quebre a xícara, jogando-a no chão, depois pegue os cacos, coloque-os dentro da fralda, embrulhando bem e enterrando tudo num jardim florido ou num gramado bem viçoso.

     PARA SONO TROCADO

     Nada pior para as mães que uma criança que troca os horários do sono, dormindo durante o dia e ficando acordada à noite. O interessante é que isso não acontece com todas as crianças, mas com algumas apenas. A ciência médica não tem ainda uma explicação plausível.

     Se isso aconteceu com seu filho ou filha, a solução mais rápida e eficaz é fazer um ritual bem simples.

     MATERIAIS

     Um envelope branco aberto

     Uma fita branca estreita, do tamanho da criança

     Fios de cabelo da criança

     MODO DE FAZER

     Durante o dia, o envelope deverá ficar aberto, com a fita dentro, sob o berço da criança. ã noite, deverá ficar fechado, com a fita amarrando em forma de cruz o envelope, arrematando com um nó laçada.

     MODO DE USAR

     De manhã, quando a criança acordar, desamarre a fita, pondo-a dentro do envelope e deixando o envelope aberto. ã noite, quando pô-la para dormir, feche o envelope e amarre a fita. Insista nas primeiras noites, evitando pegá-lo(a) no colo se chorar.

     PARA MENINO SER MACHO E MENINA SER FEMININA

     O que ocorre por aí atualmente não surpreende a sabedoria popular. Se formos analisar com calma, essa confusão entre os sexos, com um querendo ser o outro, já existia desde a antigüidade. A Bíblia fala disso em diversas passagens, para não nos alongarmos no assunto.

     O que acontece hoje é que a divulgação é maior, motivando essa liberação. Os pais são entrevistados e dizem que não são contra, que apoiam, mas, no íntimo, cada um queria que seu filho fosse macho e que a filha fosse feminina.

     Há um antigo ritual para isso.

     MATERIAIS

     Uma lasca de chifre de boi e uma faca afiada e de ponta (para o menino)

     Nove fios de crina de égua e uma fita vermelha estreita (para menina)

     Uma correntinha de ouro

     MODO DE FAZER - PARA O MENINO

     Numa sexta-feira de Lua Crescente, após as nove horas da noite, o padrinho de batismo da criança deverá trabalhar a lasca de chifre com a faca, fazendo dela um pingente, no formado de uma gota, com um furo, para ser preso à correntinha de ouro.

     MODO DE FAZER - PARA A MENINA

     Numa sexta-feira de Lua Cheia, após as nove horas da noite, a madrinha da menina deverá pegar os nove fios de crina, dividi-los três a três e trancá-los, formando um aro, que deverá ser todo enrolado com a fita vermelha, arrematando com um nó laçada.

     MODO DE USAR

     Na mesma noite em que for feito o pingente ou o aro ele deverá ser posto no pescoço da criança pelo padrinho ou madrinha e não ser retirado dali até que a criança complete sete meses de vida. Após isso, o próprio padrinho retirará o pingente de chifre e enterrará junto a uma árvore bem alta e forte ou a madrinha fará o mesmo, só que enterrando, de preferência, ao pé de uma roseira vermelha.

     REBELDIA -- Há vários motivos ou causas da rebeldia em criança. Quando a mão sabe identificá-las fica fácil lidar com o assunto. Há momentos, porém, em que essa rebeldia parece não ter uma causa aparente, confundindo as mães e, de certa forma, prejudicando a criança.

     De qualquer maneira, seja qual for a natureza dessa rebeldia, há rituais que prometem dar um jeito nelas. Este, por exemplo, é um deles.

     MATERIAIS

     Um pedaço de papel branco sem pautas

     Uma caneta azul

     Um pires branco

     Mel puro

     Uma vela amarela e fósforos

     Um pires amarelo ou branco

     Uma foto de corpo inteiro da criança, sentada e comportada

     MODO DE FAZER

     Na primeira noite de Lua Minguante, assim que o sol se pôr, escreva o nome da criança no pedaço de papel, dobre duas vezes e coloque-o no centro do pires. Cubra com mel. Coloque sob esse pires a foto da criança, com a estampa voltada para cima

     Acenda a vela no outro pires, coloque-o sobre o primeiro pires e deixe-a queimar. Reze um Pai Nosso e três Ave Maria para o Anjo da Guarda da criança, pedindo que olhe por ela.

     MODO DE USAR

     Depois que a vela queimar, retire a foto e lave todo o restante em água corrente. Guarde a foto numa caixa de madeira ou numa gaveta.

     Observação: Faça este ritual apenas uma vez. Se não der certo, não tente de novo. Procure um outro mais forte.

     PARA MEDO

     Muitas crianças desenvolvem um medo irracional por tudo que as cerca, desde pequenos animais até o escuro do quarto e isso é, para os pais, um incômodo e um tormento.

     Muitos acham que isso é quebranto, mau olhado, olho gordo, inveja, etc. e têm razão. Na verdade é um pouco de tudo isso e mais algumas coisas ainda que nem convém comentar. O melhor é fazer logo um ritual para ficar livre disso.

     MATERIAIS

     Uma ferradura usada

     Um pedaço de cordão de algodão cru

     Um prego de aço

     Uma fita vermelha (77 cm bem medidos)

     MODO DE FAZER

     Pendurar próximo da janela a ferradura e o prego de aço da seguinte forma. A ferradura será amarrada com o cordão de algodão e o prego de aço com a fita vermelha. Ambos deverão ficar na mesma altura, de forma que, ao serem tocados, o prego e a ferradura choquem-se, fazendo o metal soar.

     MODO DE USAR

     Pela manhã, abrir a janela do quarto da criança e bater três vezes no prego de aço, fazendo-o chocar-se com a ferradura. Quando for fechar a janela, repetir. Fazer isso sempre que abrir ou fechar a janela.

     Observação: Não pendurá-los diretamente sobre o berço ou a cama da criança. Ao fixar o cordão e a fita no teto, use um gancho apropriado. Não use um prego que tenha que ser entortado em seguida.

     PARA DEFESA ESPIRITUAL

     Tem gente que acredita, tem gente que duvida, tem gente que fica em dúvida, mas a verdade é que a noite é o ambiente favorável para as manifestações mágicas e místicas. É o momento em que todos nós estamos frágeis, entregues ao sono, sujeitos a sermos perturbados.

     As crianças são as primeiras a sentirem. Podem acordar chorando no meio da noite ou simplesmente se recusarem a dormir. Se isso acontecer ou antes disso acontecer, faça um ritual apropriado.

     MATERIAIS

     Um copo com água limpa

     Uma tesoura nunca usada

     MODO DE FAZER

     Deixar na cabeceira da cama da criança ou num local acima de sua cabeça, um copo de água com uma tesoura dentro.

     MODO DE USAR

     Durante o dia, a tesoura deverá ficar fechada dentro do copo. ã noite, ela deverá ser aberta, sempre com as pontas para baixo. A cada semana e sempre no mesmo dia, trocar a água. Se ela ficar esverdeada antes desse prazo, espalhar salmoura pelo assoalho e varrer em seguida.

     PARA SONO TRANQÜILO

     Se a criança não vem dormindo direito à noite ou tem o sono muito agitado, a mãe logo se incomoda e com razão. Distúrbios ou perturbações do sono podem ser problemáticos para crianças novas e incômodos para os pais.

     Se isso ocorre com seus filhos, faça logo um ritual para acabar com o problema.

     MATERIAIS

     Sete folhas de alface

     Um anzol

     Um pedaço de barbante de algodão cru

     Água fervente

     Filtro de papel

     Mel puro

     Um gancho com rosca na ponta

     Uma xícara de louça

     MODO DE FAZER

     Antes de mais nada, fixe o gancho no teto, amarre uma ponta do cordão ali e a outra ponta no anzol. Esse cordão deverá ficar num canto do quarto, numa altura que a criança não alcance.

     Começando no primeiro dia da Lua Minguante, logo após o sol nascer, pendure no anzol uma folha de alface, deixando-a ali o dia todo. ã noite, faça um chá com ela, coando no filtro de papel e adoçando com mel.

     MODO DE USAR

     Dê o chá amornado para a criança tomar antes de dormir. Pelo menos sete golinhos ela deverá tomar. Jogue todo o resto em água corrente. Guarde a xícara de boca para baixo.

     Repita por sete dias consecutivos. Se precisar, repita na próxima Lua Minguante.

     PARA SOLUÇOS

     Quando a criança começa a soluçar, principalmente após mamar ou comer alguma coisa, pode ser o princípio de algum problema mais grave, pois ela pode vomitar ou engasgar-se.

     Assim, o melhor é tratar de fazer logo alguma coisa para fazê-la parar de soluçar. Há um sem número de rituais para isso e este é um dos mais rápidos e fáceis.

     MATERIAIS

     Um copo com água

     Uma faca sem ponta, mas afiada

     MODO DE FAZER

     Quando a criança começar a soluçar, coloque a faca dentro do copo de água.

     MODO DE USAR

     Sem tirar a faca de dentro do copo, faça a criança beber sete goles de água. Quando ela terminar, coloque com cuidado a lâmina da faca na testa dela.

     PARA ENRIQUECER NO FUTURO

     Para muita gente, a esperança de um futuro tranqüilo está nos filhos, por quem se sacrificaram, dando-lhes estudo e profissão. Essa tem sido, inclusive, a tônica neste nosso país de aposentadorias miseráveis.

     Para não ficar dependendo do governo no futuro, invista em seus filhos, fazendo-lhes um ritual de muita força.

     MATERIAIS

     Um balde de metal com água

     As alianças de casamento dos pais

     MODO DE FAZER

     Na véspera do dia do terceiro aniversário das criança, a mãe deverá encher o balde com água e ele e o marido deverão pôr dentro suas alianças de casamento.

     MODO DE USAR

     Na manhã seguinte, retirar as alianças, amornar essa água e lavar apenas a cabeça da criança com ela. Não enxugar totalmente. Deixar que o cabelo dela seque ao sol.

     Repetir aos sete e aos nove anos.

     PARA SER CORAJOSA

     Ter coragem não significa ser idiota e agir como um louco, sem dar valor à vida. A coragem tem muito a ver com prudência e arrojo, tudo na medida certa, seja na vida pessoal, nos negócios ou nos relacionamentos.

     Proporcionar isso à criança é prepará-la adequadamente para a vida. Um ritual pode fazer isso.

     MATERIAIS

     Uma vela branca

     Um pires branco

     Fósforos

     MODO DE FAZER

     Por três vezes seguidas, acenda a vela, usando sempre um fósforo diferente, e peça para a criança apagá-la com um sopro.

     MODO DE USAR

     Após isso, acender a vela pela quarta vez e deixá-la queimando num local alto do quarto da criança. Quando se apagar, lavar tudo em água corrente. Guardar esse pires de boca para baixo sob a cama da criança, até que ela complete três anos. Após isso, quebrá-lo e jogá-lo no lixo.

     PARA UNIÃO ENTRE FILHO E PAIS

     Muitos filhos, com o tempo, acabam se esquecendo de seus pais e indo viver suas vidas, praticamente rompendo o vínculo que existia entre eles. Não é algo recomendável, porque o distanciamento com as origens é prejudicial às pessoas. Eles devem manter essa união sempre.

     Para que não ocorra isso entre você e seus pais ou seus filhos, um ritual popular pode ser a chave que proporcionará essa união indissolúvel.

     MATERIAIS

     Material de costura

     Uma peça de roupa usada do pai

     MODO DE FAZER

     Na véspera do aniversário da criança, a mãe, utilizando uma peça de roupa usada do pai, costurará uma roupinha para o aniversariante.

     MODO DE USAR

     No dia seguinte, a peça de roupa deverá ser vestida na criança. Este ritual terá que ser repetido até os sete anos, devendo a mãe, todo ano, costurar uma peça de roupa nova, usando a roupa velha do marido.

          PARA A SAÚDE

          Afirma-se com comprovação científica, inclusive, que o melhor ritual para a saúde da criança é amamentá-la no peito durante seus primeiros meses de vida. Depois disso são os cuidados constantes e a ajuda de um anjo, principalmente para aquelas crianças muito ativas.

          MATERIAIS

          Uma toalha de mesa azul, de linho, algodão, seda ou rami.

          Uma vela amarela quadrada e fósforo.

          Uma broche no formato de uma cobra.

          MODO DE FAZER

          Numa segunda-feira, às vinte e duas horas em ponto, estenda a toalha azul no altar angelical, coloque uma vela amarela no pires e complete o nível da água no copo, que permanentemente deve estar no altar, juntamente com o pires para a vela. Mergulhe o broche no copo de água. Deixe-o ali enquanto conversa com o Anjo DAMABIAH, pedindo-lhe para que zele pela saúde de seu(sua) filhinho(a). Quando terminar, espere a vela terminar de queimar, para retirar o broche e deixá-lo ao lado do copo.

          MODO DE USAR

          Toda noite, depois que a criança adormecer, prenda o broche à ponta superior direita do lençol do bercinho dela. Pela manhã, quando ela acordar, retire-o e coloque-o de volta no altar. Repetir mensalmente o ritual com o mesmo broche.

          PARA DESENVOLVER GOSTO MUSICAL

          Muitos pais insistem para que seus filhos aprendam a tocar um determinado instrumento, mas se esquecem de que, antes de mais nada, é preciso fazer com que a criança aprecie música. Para isso, um ritual deve ser iniciado logo nos primeiros meses da gravidez, que é a de cantar constantemente para a criança. Depois que ela nascer, fazer a seguinte ritual.

          MATERIAIS

          Uma toalha de mesa branca.

          Uma vela amarela quadrada e fósforo.

          Uma miniatura de instrumento musical de metal.

          MODO DE FAZER

          No dia em que cair o umbigo da criança, embrulhá-lo numa gaze e, antes de enterrá-lo, fazer o seguinte: forre o altar com a toalha branca, acenda a vela, complete o nível da água no copo, depois passe pela chama da vela a miniatura do instrumento musical que deseja que seu filho aprenda a tocar. Molhe-a na água do copo depois. Peça ao Anjo MEBAHIAH que desenvolva nele o dom e o gosto musical.

          MODO DE USAR

          Enquanto a vela fica queimando no altar, após a conversa com o Anjo, vá enterrar o umbigo da criança e a miniatura do instrumento musical num jardim com muitas plantas ou junto ao tronco de uma árvore frondosa e com muitos galhos.

          PARA SE DEDICAR À ARTE

          A sensibilidade pela arte já pode ser notada numa criança logo nos primeiros anos de vida. A facilidade para contar histórias indica uma mente criativa e literária. A curiosidade sobre instrumentos mostra o gosto pela música. O capricho ao pintar um desejo revela a tendência às artes plásticas. Tudo isso precisa ser incentivado, inclusive com um ritual muito bom e forte.

          MATERIAIS

          Uma toalha de fios naturais vermelha.

          Uma vela branca na forma de uma estrela e fósforo.

          Representação da arte (um pincel, uma caneta, uma partitura).

          MODO DE FAZER

          No primeiro dia par do mês de aniversário da criança, às vinte e duas horas, forre o altar com a toalha, complete o nível da água no copo e acenda a vela. À esquerda da vela coloque o objeto que representa o talento artístico da criança. Peça ao Anjo IARATHEL que facilite o aprendizado e desenvolva a dedicação da criança para aquela arte. Quando terminar, deixe a vela queimar.

          MODO DE USAR

          O objeto usado na representação da arte a ser desenvolvida deve ser dado no dia seguinte à criança para que brinque com ele até destruí-lo ou gastá-lo completamente. Incentive as manifestações artística da criança e dê-lhe meios de desenvolvê-las.

          PARA EVITAR ACIDENTES

          Crianças e acidentes caminham juntas, felizmente vigiadas sempre por um Anjo da Guarda dedicado. Curiosas e ativas, elas não vêem perigo nem são maliciosas, o que as torna frágeis. Nestes casos, não se recomenda um ritual para evitar os acidentes, pois seria o mesmo que condenar a criança a ficar imobilizada. O que se recomenda é um ritual para fortalecer o seu Anjo, dando-lhe um parceiro para ajudá-lo nessa árdua tarefa.

          MATERIAIS

          Uma toalha verde de linho ou algodão.

          Uma vela alaranjada.

          Uma colher de mel.

          Vinho branco doce e suave.

          MODO DE FAZER

          Quando a criança completar sete dias de vida, às dez horas da noite, forre o altar com a toalha verde. Coloque a colher de mel no copo de água e complete o nível com vinho branco doce e suave. Acenda a vela e peça ao Anjo SITAEL que auxilie o Anjo da Guarda da criança a protegê-la contra acidentes.

          MODO DE USAR

          Oferte o vinho e o mel aos dois Anjos, para se fortalecerem para a tarefa, depois molhe a cabeça, a nuca e as costas da criança com o conteúdo do copo, repondo-o logo em seguida ao altar. Complete de novo o nível com mais vinho branco.

          PARA DEFINIR A VOCAÇÃO

          Vivemos num mundo extremamente competitivo e no futuro isso tende a se acentuar. Definir logo qual a vocação futura e investir no seu desenvolvimento fará a diferença entre os vencedores e os perdedores. Por isso, peça a ajuda de um Anjo para definir isso logo cedo em seus filhos.

          MATERIAIS

          Uma toalha de linho amarela.

          Uma vela quadrada vermelha e fósforo.

          A ponta de um chifre de boi.

          MODO DE FAZER

          Num dia múltiplo de 3 (3,6,9,12, etc.) e chuvoso, às 6:20 horas exatamente, estenda a toalha no altar, complete o nível de água do copo e acenda a vela. Coloque o pedaço de chifre de boi entre o copo e a vela. Peça ao Anjo PAHALIAH que descubra as inclinações profissionais da criança o mais depressa possível.

          MODO DE USAR

          A partir desse dia, em todos os que forem múltiplos de 3 a seguir, quando a criança adormecer coloque a ponta do chifre sob seu travesseiro. No dia seguinte, indague à criança sobre o que ela sonhou. A repetição de determinados sonhos indicará quais são as suas vocações. Invista nisso, fazendo o possível para que a criança se desenvolva logo cedo.

          PARA ACALMAR

          Crianças podem se tornar muito nervosas por uma série de motivos, principalmente contrariedades em relação ao nosso plano, pois acabam de chegar de um plano superior e trazem de lá recordações muito fortes e boas. Nesses casos, é preciso acalmá-las para que aceitem este mundo como ele é. Para isso, o melhor é contar com o auxílio de um Anjo especialista no assunto.

          MATERIAIS

          Uma toalha de algodão violeta.

          Uma vela cilíndrica verde e fósforo.

          Três penas tiradas do peito de uma pomba branca.

          MODO DE FAZER

          Num domingo, às 10:20 horas, forre o altar com a toalha, complete o nível da água no copo e acenda a vela. Coloque as três penas sob o copo de água. Peça ao Anjo VASAHIAH que acalme a criança e que fique com ela por algum tempo, até que ela se livre das lembranças do mundo espiritual.

          MODO DE USAR

          Depois que a vela terminar de queimar, pegue as três penas e coloque-as dentro do travesseiro da criança. Deixe ali por sete dias seguidos, depois retire-as. Repita todo o ritual feito, no mesmo horário, com os mesmos materiais, só que, após agradecer o Anjo pelo trabalho, queime as penas nas chamas das velas.

          PARA SER RICO E FAMOSO

          Todos os pais, se pudessem, fariam seus filhos ricos e famosos. Antes de se preocuparem com isso, no entanto, aconselhamos que os tornem amados. Depois é só fazer um ritual ao Anjo certo para conseguir para eles a riqueza e a fama.

          MATERIAIS

          Uma toalha de seda alaranjada.

          Uma vela violeta, no formato de uma pirâmide e fósforo.

          Uma foto da criança sorrindo.

          Uma moldura de ouro ou folheada a ouro.

          MODO DE FAZER

          Num sábado, às 22:00 horas, forre o altar com a toalha, complete o nível da água no copo e acenda a vela. Coloque a foto da criança sob o pires com a vela. Peça ao Anjo AYEL que acompanhe a criança em sua vida, dando-lhe riqueza, fama e amor. Após isso, pegue a moldura, que deve ficar à parte até esse momento e molhe-a com um pouco de água do copo.

          MODO DE USAR

          Depois que a vela terminar de queimar, emoldure a fotografia da criança e mantenha-a entre fotos da família, mas sempre atrás das fotos da mãe, do pai e dos demais antepassados.

     PARA MÁS COMPANHIAS

     Uma das grandes preocupações dos pais hoje em dia é com o envolvimento dos filhos com pessoas de má índole que, com falsas promessas, podem iludir os jovens e arrastá-los para uma vida de desregramento e complicações.

     Por mais que os conselhos sejam repetidos e que a educação tenha sido esmerada, é preciso não menosprezar a capacidade do Mal em seduzir os justos e os inocentes.

     Assim, a proteção de seus filhos tem que ser vinte e quatro horas por dia. Para conseguir isso, só mesmo através de um ritual poderoso.

     MATERIAIS

     Uma mecha dos cabelos, cortada na altura da nuca.

     Uma fita branca estreita.

     Uma imagem oca do Santo Protetor da criança, com um furo.

     Três velas brancas.

     Um pires.

     Fósforos.

     MODO DE FAZER

     No dia em que a criança completar um ano, corte uma mecha de seus cabelos à altura da nuca, depois amarre-a ao meio com a fita branca. Introduza a mecha dentro da imagem, pelo furo, que deverá ser feito na base da estátua.

     MODO DE USAR

     Leve essa imagem para o altar familiar e acenda as três velas no mesmo pires, deixando-as queimar por algum tempo, depois, usando a cera derretida, lacrar o furo na base da estátua. Deixar as velas diante da imagem e pedir ao Santo que proteja a criança contra as más companhias, iluminando-a quando for preciso.

     Todo ano, no dia do aniversário dela, acenda três velas num pires, diante da imagem, até que a criança complete a maioridade.

     PARA TER FIRMEZA NA VIDA

     Num mundo extremamente competitivo como o em que está se transformando o nosso, as pessoas firmes e decididas terão sempre muito mais chances que as outras, mais frágeis e indecisas. Isso pode ser ensinado para as crianças, mas não pode ser desenvolvido, a menos que isso fique impregnado em seus espíritos.

     Para conseguir isso, existe um ritual especial, feito há milhares de anos, registrado nos anais das magias druidas.

     MATERIAIS

     Uma árvore sólida, com um tronco reto e viçosa.

     O umbigo da criança.

     O primeiro dente que cair.

     As primeiras aparas de unha.

     A primeira mecha de cabelos cortada.

     MODO DE FAZER

     No dia em que a criança nascer, escolha a árvore que será a guia dela por toda a vida. É preciso que ela seja reta e firme, pois assim será o destino da criança.

     MODO DE USAR

     À medida em que as coisas forem acontecendo, deverão ser enterradas ao redor da árvore. Quando cair o coto umbilical, quando suas unhas forem aparadas, quando seu cabelinho for cortado e, finalmente, quando cair seu primeiro dente de leite. Ensinar ao filho ou à filha o mesmo ritual, para ser feito no futuro. Comentar com ela que o seu destino será reto e firme como o tronco daquela árvore e que ela deve procurar ser fiel a esse preceito.

     PARA NUNCA SER TRAÍDO

     Muita gente ainda não percebeu que o mundo está se transformando e que o materialismo e o consumismo estão se esgotando. Para essas pessoas, as posições, os bens e o dinheiro estão acima de tudo e elas não se importam em trair e mentir, se for necessário.

     Com isso jogam por terra e menosprezam aqueles que são honestos, não se importando nem um pouco em cravar em suas costas o punhal ignóbil da traição.

     Contra elas, nada como usar a força de um ritual reconhecidamente eficiente.

     MATERIAIS

     Um crucifixo negro (feito de madeira negra).

     Uma fita branca, de 0,50 m.

     MODO DE FAZER

     Quando a criança completar o seu sétimo dia de vida, e ela estiver dormindo, à noite, prenda o crucifixo à fita, depois faça-o traçar sete cruzes sobre o corpo da criança, descendo da cabeça aos pés, depois da esquerda para a direita. Rezar sete Pai Nosso.

     MODO DE USAR

     Prenda o crucifixo à cabeceira do bercinho e só retire-o dali para transferí-lo para a cabeceira da cama, quando ele crescer. Ali ele deverá ficar até que a criança complete sete anos. Depois disso, deverá ser posto numa corrente de ouro ou chapeada e usada pela criança a vida toda. Durante os sete primeiros anos, se for preciso, trocar a fita, mas jamais deixar o crucifixo longe da cabeceira mais do que um dia.

     PARA CRIANÇA QUE TROCA HORÁRIO DE SONO

     Para os pais com recém-nascido em casa, nada pode ser pior do que acontecer a troca de horário, pois ele acordará no meio da noite e quer ficar brincando, enquanto as horas passam e o dia seguinte se aproxima, com trabalho e obrigações para serem cumpridas.

     Fazer as coisas voltarem à normalidade vai exigir que os pais deixem a criança chorando no meio da noite, até ela se cansar e dormir. Mas que mãe ou pai permitiriam isso? Então a melhor maneira é recorrer a um ritual antigo, usado e abusado ao longo do tempo por mães e pais agradecidos.

     MATERIAIS

     Um pouco de água benta.

     Uma colherinha de prata.

     Um lençol limpo.

     MODO DE FAZER

     Quando a criança acordar no meio da noite, antes de dar de mamar ou trocá-la, dê-lhe um pouco de água benta, usando a colherinha de prata para isso.

     MODO DE USAR

     Após trocar e alimentar a criança, tome as seguintes providências: vire o colchãozinho dela, troque o lençol e vire o travesseiro e as cobertas. Coloque-a de volta no seu bercinho e deixe-a quietinha lá.

     PARA SE APEGAR À FAMÍLIA E À TERRA

     Os imigrantes europeus, quando vieram para o Brasil a partir do século passado, sabiam que vinham para ficar e que esta terra seria a pátria de seus filhos. Por esse motivo, tiveram uma preocupação muito grande em fazer com que seus filhos se mantivessem unidos junto à família, única forma de serem fortes e se defenderem.

     Além disso, era importante que desenvolvessem apego à terra para justificar o empenho com que deixavam de lado todas as suas vaidades para juntar cada centavo para comprar sua propriedade.

     Em muitas casas antigas ainda se pode encontrar os rituais feitos para isso. Um deles se destaca entre todos.

     MATERIAIS

     Um canivete ou uma faca de estimação do chefe da família.

     Uma tábua da parede da casa da família.

     MODO DE FAZER

     Para cada filho que nascer, o chefe da família escolherá uma das tábuas da casa, gravando nela, com seu canivete ou faca de estimação, uma cruz de vinte a trinta centímetros. No alto da cruz, gravar o primeiro nome do chefe da família e de sua esposa. Na ponta esquerda do braço da cruz, gravar os nomes dos avós maternos. Na ponta direita, o dos avós paternos. No centro da cruz, o nome do filho que acabou de nascer.

     MODO DE USAR

     A partir daí, a tábua fica sob os cuidados da criança. Desde pequeno deve ser apontada para ela, para que saiba onde fica. Quando ela se casar, o nome do(a) esposo(a) será anotada abaixo do dela, no centro da cruz. Os nomes de seus filhos serão anotados no prolongamento da cruz, até a base.

     PARA SE DAR BEM NOS ESTUDOS

     O futuro pertence aos que estudam e se preparam para a vida. Da forma como o mundo caminha, em breve não haverá mais lugar para pessoas que nunca pegaram um livro nas mãos.

     As máquinas estão tomando os empregos de muita gente. Todos precisam saber manuseá-las, projetá-las ou construí-las, no futuro. Para se chegar a isso, os estudos são o único caminho. Para ajudar seus filhos nisso, preste atenção à seguinte ritual.

     MATERIAIS

     Uma fotografia da criança logo no nascimento.

     Uma Bíblia consagrada.

     MODO DE FAZER

     Logo que a criança nascer, tire uma fotografia dela, de corpo inteiro. Coloque-a dentro da Bíblia, nas páginas do Eclesiastes.

     MODO DE USAR

     Quando a criança completar sete anos, essa fotografia deverá ser transferida para as páginas dos Salmos, onde ficará até os quatorze anos. No dia em que a criança completá-los, transferir a foto para o Livro dos Provérbios, onde ficará até os vinte e um. A partir daí, dê a Bíblia de presente para ela.

     Observação: Durante todo o tempo, a criança jamais deverá ter acesso a essa Bíblia, que terá de ser abençoada antes do ritual e mantida num local bem escondido, para que a foto não saia do lugar onde foi posta originalmente. Recomenda-se, para esse ritual, um tipo de Bíblia pequena, fechada com zíper.

     PARA BIRRA

     Criança birrenta é um transtorno para os pais, pois estão sujeitos a passar vergonha em público, com as manhas da criança. Esta, depois que percebe que pode dominar os pais, usa e abusa de seus truques infantis para obter tudo que deseja.

     Criar filhos sem limites ou parâmetros é um risco muito grande e nada tem a ver com liberdade. A liberdade implica em responsabilidade e não em tirania dos pequenos, que acaba acontecendo, se os pais não se cuidarem.

     Para isso, nada como um velho ritual.

     MATERIAIS

     Três espinhos de laranjeira.

     Três espinhas grandes de peixe.

     Um saquinho feito de algodão.

     Uma panela de ferro com tampa.

     MODO DE FAZER

     Pegue os três espinhos e lave-os com água fervente. Faça o mesmo com os espinhos de peixe, que deverão ser tirados após se cozinhá-los até que se desprendam da carne. Colocar os dois dentro do saquinho de algodão, que deverá ser fervido em seguida, por meia hora, na panela tampada.

     MODO DE USAR

     Mantenha esse saquinho dentro de uma embalagem fechada, na sua geladeira. Quando for preparar a mamadeira, o suco ou outra refeição líquida para a criança, coloque o saquinho dentro, enquanto cozinha. Não deixe que a criança veja você usando o saquinho.

     Use por sete dias seguidos, depois enterre-o num canto de muro ou de cerca.

     PARA URINA SOLTA

     Um dos problemas mais comuns que os pais enfrentam, à medida em que seus bebês vão crescendo, é o controle das necessidades fisiológicas. Desde cedo eles devem ser ensinados a usar os recipientes corretos e a seguir horários.

     Nem sempre, porém, isso acontece, porque cada pessoa é completamente diferente da outra. O descontrole, porém, pode afetar a criança e, à medida em que ele se impõe, mais a criança fica insegura e menos controle tem sobre isso, num círculo-vicioso que não acaba nunca.

     Para ajudá-la, nada como um ritual antigo e eficiente.

     MATERIAIS

     Um pedaço de telha nova.

     Uma panela de ferro.

     3 litros de água.

     Um litro branco com rolha, esterilizados.

     Coador de papel.

     MODO DE FAZER

     Coloque a telha no fundo da panela, despeje a água por cima, depois deixe ferver até reduzir a um litro. Espere amornar, passe pelo coador engarrafe. Mantenha na geladeira.

     MODO DE USAR

     Toda noite, antes de dormir, de uma colher dessa água para a criança. Pela manhã, quando ela acordar, faça o mesmo. Repita diariamente, até acabar.

     PARA EGOÍSMO E GÊNIO RUIM

     A criança é egoísta por natureza, mas cabe aos pais dar a orientação e a educação para que ela supere essa fase e aprenda a dar

     ou repartir suas coisas. Muitas delas, em função desse egoísmo, tornam-se geniosas e insuportáveis. Quando chega nesse ponto, é difícil corrigi-las, por isso é importante cuidar disso logo no início.

     Para tanto, lance mão de um ritual simples e prático.

     MATERIAIS

     Dois brinquedos de borracha.

     MODO DE FAZER

     Numa sexta-feira, compre os dois brinquedinhos de borracha e mantenha-os em suas embalagens.

     MODO DE USAR

     Nessa mesma noite, quando a criança dormir, coloque um deles na cabeceira do bercinho ou da cama e o outro nos pés. Pela manhã, antes que ela acorde, retire-os e esconda-os sobre o berço ou caminha. Repita isso até a manhã da sexta-feira seguinte. Nesse dia, antes que a criança acorde, leve os dois brinquedos até um jardim de uma praça, próximo de sua casa, e deixe-os ali, ofertando-os a São Cosme e São Damião, pedindo que ajudem a educar a criança na caridade.

Envie por e-mail

Seu e-mail:

Seu nome:

E-mail do destinatário:


Simpatias Cigana